Como ter mais energia e disposição no dia a dia

Um dos livros que estou lendo atualmente é o “Projeto Felicidade”, da Gretchen (piripiripiripiri) Rubin. Apesar de ter vida estável, família amorosa e carreira satisfatória, a autora percebe que não estava tão “feliz e agradecida quanto deveria”. Vivia reclamando, arranjando atritos desnecessárias e esgotada. Ela resolve então estudar tudo quanto é material sobre felicidade (nos pilares da ciência, filosofia, literatura e sabedoria popular) e criar um projeto pessoal para aumentar seus níveis de felicidade.

Nasce então este livro, no qual Gretchen elabora um planejamento anual e seleciona, a cada mês, um tema ou uma área específica da vida em que ela quer melhorias e usa o que estudou para tentar dar esse boost em seus níveis de bem estar. A obra mistura informações científicas, reflexões filosóficas e muita experiência pessoal.

E apesar de eu não ter botado muita fé no livro, ele está me rendendo excelentes (e eficazes) insights. Um deles é o fato dela ter selecionado, para começar o projeto, o tema “Vitalidade“. Pensei: “caramba, genial! É óbvio!. Se eu vou começar um projeto grande, a primeira coisa que eu preciso cuidar é do meu nível de vitalidade, energia e disposição, porque sem isso nem tem como começar!”

Ela dá dicas ótimas sobre o que serviu para ela, mas a pergunta que não quer calar é: o que serve para mim?

Para responder isso eu primeiro preciso entender o que tira a minha energia, minha vitalidade e me deixa esgotada. Usando uma expressão que inventei e confesso gostar muito: quais são meus ralos de energia? Sabe, quando sua energia parece que escoa, “vai pelo ralo”? Depois de identificar esses ralos fica mais fácil entender o que eu preciso fazer para, ao menos, não me esvaziar.

Em um segundo momento vale buscar estudos que mostram quais tipos de atividades costumam aumentar os nossos níveis de disposição e vigor físico, e aos poucos, implementar no dia a dia. Simples e complexo, como todas as coisas boas da vida são.

Você também sente que precisa aumentar seus níveis de energia? Gostaria de entender melhor sobre os ralos de energia e como fazer para ter mais disposição (sem apelar para drogas e excesso de cafeína?)! Então me segue lá no Instagram (@ninataboada) e acompanha os stories e meu feed que essa semana o foco é justamente esse assunto – e tem até desafio!

Nina Taboada

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *