Gula mental: o que é e como superar este “pecado”

Você sofre de gula mental?

É, gula mental. Ou, como diria a Bia Santana , “obesidade mental”. É quando, movidos principalmente pela ansiedade, consumimos de forma quase compulsória livros, cursos, vídeos, conhecimento e não fazemos nada além disso.

É tamanha a voracidade dessa gula que não dá tempo de mastigar cuidadosamente as informações recebidas, e a digestão fica prejudicada. O importante é consumir mais e mais e mais…

É mais um curso de meditação que não se transforma em prática diária.

É mais um livro sobre filosofia ou “como melhorar sua vida” que fica na estante.

É mais uma palestra de algum empreendedor incrível ou de um cientista revolucionador que não resulta em nenhuma mudança na sua vida.

O excesso no consumo de informação e conhecimento, sem sabedoria, é uma forma muito sutil de se esquivar da ação. E só aumenta ainda mais a nossa ansiedade. Nos faz consumir mais.

Pronto, estamos no ciclo típico da sociedade de consumo.

Você sabe o que precisa ser feito. Já vislumbra quais as mudanças devem ser feitas. Já adquiriu bastante conhecimento sobre determinado assunto, mas… sempre tem algum medo ou algum desconforto que nos trava. Não fazemos as práticas sugeridas, não montamos aquele curso, não vamos para a ação!

E se eu te contasse que, com quase absoluta certeza, você já tem o suficiente para começar a agir? Iniciar um projeto, esboçar uma nova rotina, experimentar uma nova habilidade. Errar e poder fazer melhor.

Te faço um convite: o próximo conteúdo que você consumir, se pergunte: o que de prático eu posso fazer a partir disso? Ou então, com quem você poderia compartilhar esse conhecimento, e quem sabe abrir a oportunidade de uma boa conversa?

Cuidado para não usar o excesso de informação como forma de se esquivar da sabedoria. Use a sabedoria para que suas ações sejam coerentes com o que você já sabe. E que, a partir da sua vontade, você possa, de forma praticamente mágica, co-criar um mundo de acordo com os seus valores, e não com mais uma lista de livros promocionais daquela livraria online que você adora. Ouse, queira, cale, saiba.

Nina Taboada

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *