Psicologia Positiva (parte 02) – Teste das Forças Pessoais

Depois do texto introdutório sobre Psicologia Positiva, gostaria de apresentar a vocês algo mais prático: o teste que avalia quais são as suas forças principais.

Se você não leu a primeira parte dessa postagem e está com preguiça sem tempo, basicamente a Psicologia Positiva é o estudo científico sobre felicidade (ou bem estar humano), tendo como objetivo difundir meios para se construir uma vida fundamentada em valores, forças e virtudes.

Esse teste  foi criado há alguns anos nos Estados Unidos, traduzido para diversas línguas e vem sendo aplicado em culturas diferentes.

Em 2011, a pesquisadora gaúcha Bruna Seibel traduziu e validou a versão original (norte-americana) para o português, disponibilizando a versão brasileira no site responsável pelos inventários, o www.viame.org.

E a parte que muito nos agrada: completamente gratuito.

Para fazer o teste, você deve acessar o site descrito acima. Sim, o site está em inglês, mas fique tranquilo que, uma vez feita sua inscrição, o teste virá todo em português. Existe um modelo para jovens acima de 18 anos e para jovens ainda mais jovens com idade entre 10-17 anos!

Então vamos ao passo a passo:

1) acesse o site

2) clique no botão amarelo: “Take the free via survey”

3) na página que abriu, ANTES de preencher o formulário de inscrição, selecione, na primeiro quadrado: português (Brasil)

4) preencha o formulário, opte pela versão adulta ou jovem e clique em REGISTER.

Voilá! Você já está na página de início do teste.

Bem, devo avisá-los que o teste é um tanto quanto longo. Mas se você se cansar no meio do caminho, é possível continuar em outro momento. Porém, recomendo tirar uns 15 minutos do seu dia para fazer de uma vez.

Farei todas as questões!

O ponto mais importante na execução do teste é a total honestidade nas respostas. Não é para responder de acordo com o que você acredita que é certo, ou como você gostaria que você fosse. É um momento para você ser franco consigo, afinal, queremos descobrir as verdadeiras forças, não é mesmo?

Uma vez terminado o teste, aparecerá na tela uma lista com as 24 forças, na ordem correspondente com as suas respostas. Passando o mouse sobre o nome da força, aparecerá uma breve explicação sobre o que ela representa.

É interessante avaliar tanto as primeiras quanto as últimas, pois estas demonstram áreas onde provavelmente você sente mais dificuldade na sua vida. Mas não dê muita atenção para o final da lista não. FOCA no talento!

A literatura sugere que, ao fazer o teste gratuito, tenha em mente as 5 primeiras forças, analise e veja, dessas cinco, quais são as que você mais se identifica/gosta. E aqui vai a dica de ourouse-as no seu dia a dia. Transforme o seu cotidiano de forma com que ele reflita  essas suas virtudes. Tanto no trabalho, quanto na esfera social ou afetiva.

Por exemplo, minha primeira força é “Criatividade”. Segundo o site:

Criatividade: Pensar em novas formas de fazer as coisas é parte crucial de quem você é. Você nunca está satisfeito em fazer algo da forma convencional se é possível um modo melhor.

Não é a toa que eu criei algo chamado “Loucamente Sã”!

Quanto mais eu conseguir levar minhas forças para o meu dia a dia (no caso da criatividade: preparando aulas criativas, inovando nas intervenções terapêuticas, mudando a decoração da casa, fazendo algo diferente no final de semana, etc), me tornarei uma pessoa ainda mais feliz ou, como preferem dizer atualmente, apresentarei maiores índices de “bem-estar”.

Todas as forças são importantes e relacionadas com as seis virtudes vinculadas a felicidade, bem estar e realização pessoal. É claro que seria lindo se tivessemos todas super mega ultra desenvolvidas, mas não se cobre com as que estão láááá embaixo. Foque nas suas principais características.

Que tal fazer o teste e descobrir o que há de melhor em você?

No próximo post vou dar alguns exemplos práticos de como personalizar a leitura do resultado do teste. Até lá!

Nina Taboada

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *